Quem é Laura Gutman

Laura Gutman é argentina, tem graduação em Paris, em Psicopedagogia Clínica e mais tarde  especializou-se em temas de família. De orientação junguiana, formou-se com a renomada psicanalista Francoise Dolto.

De volta à Argentina, em 1990, fundou "Crianza en Buenos Aires", uma instituição onde funciona uma escola de Capacitação para profissionais da saúde e educação, grupos de crianças para mães, doulas a domicílio para mulheres puérperas, terapias individuais e de casal e publicações sobre temas da maternidade e infância.

É autora de vários livros que exploram o universo da maternidade, os vínculos familiares e as dinâmicas violentas as quais os seres humanos sofrem. Alguns desses títulos são: "A Maternidade e o encontro com a própria sombra", “Crianza, violencias invisibles y adicciones” y “La revolución de las madres”. Colabora en revistas españolas y actualmente es editora de la revista “El mundo de tu bebé”.

De 1996 até o presente, formou mais de 300 educadores, médicos e profissionais em geral, para construir uma nova visão acerca do problema da violência social e oferecer ferramentas concretas para assumir, com maior consciência, o trabalho que compete a cada um de nós.  Através de múltiplos seminários, conferências, cursos e oficinas, na Argentina, Uruguai, Chile, Espanha e México difundiu sua tarefa a favor de vínculos mais felizes entre adultos e crianças.

Informações Adicionais: Seu primeiro  livro traduzido no Brasil foi “A Maternidade e o Encontro com a Própria Sombra”. É um suporte  para que possamos pensar como mães que estão criando seus filhos, com nossas luzes e sombras emergindo e explodindo em nossos vulcões em chamas. Muitos aspectos ocultos de nossa psique feminina são desvelados e ativados com a chegada dos filhos. Estes momentos são, habitualmente, de revelação e de experiências místicas se estivermos dispostas a vivê-los nesse sentido tais e se encontrarmos ajuda e apoio para enfrentá-los. Também são uma oportunidade de reformularmos as ideias preconcebidas, os preconceitos e os autoritarismos encarnados em opiniões discutíveis sobre a maternidade, a criação dos filhos, a educação, as formas de criar vínculos e a comunicação entre adultos e crianças.

Laura veio ao Brasil em 2012 para o primeiro Seminário para pais, mães, profissionais da saúde e educação, reunindo mais de 250 pessoas em São Paulo. Foi um Seminário arrebatador, Laura é contundente e sua fala é de um profundo respeito e lucidez em relação à criança e aos processos de desenvolvimento do ser humano. Quem esteve presente na ocasião, de alguma maneira transformou a si e a suas relações a partir do vivenciado com Laura.

Após o evento de 2012, foram traduzidos para o Português os livros "O Poder do Discurso Materno: introdução a Metodologia da Biografia Humana", e também o livro "Mulheres Visíveis, Mães Invisíveis".

Em 2014, depois de ter dedicado 2 anos à Formação de Biografia Humana, em Buenos Aires, Laura retomou os Seminários e volta a São Paulo para o Seminário "Biografia Humana: uma ponte entre nosso presente e nossa infância", trazendo o método de transformação por que passam as pessoas que realizam sua formação, no sentido de estarem mais lúcidas, conscientes com sua história e escolhas presentes, e harmonizadas em suas relações.